Socialismo e Liberdadede Mikhail BAKUNIN
- rugai9
- 28 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Contém textos do anarquista russo Mikhail Bakunin sobre liberdade, autoridade, materialismo, a Aliança da Democracia Socialista (organização revolucionária anarquista de Bakunin), organização, tática, 1ª Internacional (AIT, Associação Internacional dos Trabalhadores) polêmicas com Marx, reformismo e violência. Boa parte dos textos são inéditos no Brasil e certamente vão surpreender muita gente.
Além dos textos de Bakunin, os editores escreveram uma pequena biografia do anarquista russo no início do livro e finalizaram a edição com um texto analisando o pensamento de Bakunin.
“Existirá uma perfeita solidariedade entre todos os membro aliados, de tal maneira que os acordos decididos pela maioria dos aliados serão obrigatórios para todos os demais, sacrificando-se sempre em benefício da unidade de ação, as apreciações particulares que puderem existir entre os membros.” (ponto 8 do Estatuto da Aliança da Democracia Socialista)
“Me encantam esses socialistas burgueses que sempre nos gritam: ‘primeiro eduquemos o povo e depois o emancipemos’. Nós ao contrário, dizemos: “primeiro que se emancipe o povo e depois de educará...”. Os deixais soterrados pelo trabalho e pela miséria e encima disso dizeis: Eduque-os! Não senhores! Apesar de todo o nosso respeito para com o grande problema da instrução integral, declaramos que não é este, hoje o maior problema do povo. O primeiro problema é o da emancipação econômica, que necessariamente engendra a por sua vez a emancipação política e a seguir a emancipação intelectual e moral. Por outro lado, só um caminho resta: e este é o da emancipação pela prática.”
“Se por acaso a simples palavra ateísmo houvesse sido incluída no estandarte da Internacional haveria podida a Associação reunir em seu seio sequer duas centenas de aderentes? Todo mundo sabe que não. E não porque o povo seja realmente religioso, e sim porque acredita sê-lo, e haverá de seguir acreditando enquanto uma boa revolução social não lhe proporcione meios para acabar com estas aspirações ilusórias.”

Commenti