top of page

Proudhon anarquista? Estado, mercado e o pensamento econômico proudhoniano

Atualizado: 25 de nov.

A compreensão da obra de Proudhon permanece refém do debate ideológico contemporâneo entre marxistas e anarquistas. De diferentes maneiras os adeptos dessas duas correntes políticas o atacam ou defendem ao sabor das conveniências nas disputas políticas.


Em geral, os marxistas ignoram que Proudhon falava em “crítica da economia política” e “socialismo científico”, atacando duramente os socialistas que ele chamava de “utópicos”, bem antes de Marx. Por outro lado, o conhecimento da maioria dos anarquistas sobre Proudhon não vai além de algumas passagens e frases de efeito ignorando que autor francês que escreveu “a propriedade é um roubo”, era na verdade um defensor da democratização da propriedade e formulou projetos de reforma do Estado.


Esse artigo tem a intenção apreender alguns aspectos do pensamento proudhoniano em seus próprios termos e contexto independentemente das evidentes dissonâncias com a imagem anacrônica e caricata ainda corrente.


Para citar:

RUGAI, Ricardo Ramos. Proudhon anarquista? Estado, mercado e o pensamento econômico proudhoniano. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-SP, 24., 2018, Guarulhos. Anais eletrônicos do XXIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. São Paulo: ANPUH-SP, 2018. Disponível em: https://www.encontro2018.sp.anpuh.org/resources/anais/8/1530840057_ARQUIVO_RUGAI_Ricardo_Proudhon.pdf. Acesso em: 24 nov. 2025.

ree



 
 
 

Comentários


© 2024 Maré Alta. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
  • academia logo blanco
bottom of page